Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Exercícios para fazer em casa e evitar o sedentarismo

Postado em 25/03/2020




Exercícios físicos ajudam a colocar seu corpo em forma, proporcionam uma melhor saúde, oferecem energia e melhoram sua autoestima. Mas antes de tudo é bom ficar atento à algumas dicas importante:

 

1. Antes de tudo, faça um alongamento para evitar câimbras.

2. Cuidado para não se lesionar. Já que você não tem um professor de educação física ou um fisioterapeuta para lhe ajudar com os movimentos corretos, a dica é procurar vídeos online que expliquem cada atividade.

3. Se você sofre de problemas em áreas específicas do corpo (joelhos, costas, pescoço, ombro), a melhor opção é verificar com um profissional de saúde a indicação correta das atividades que você pode fazer.

4. Inicie o exercício com os movimentos de forma mais devagar e seus músculos aproveitarão melhor a atividade.

 

Veja algumas atividades físicas para se manter em forma mesmo dentro de casa:

 

1. Corda

Pular corda é uma atividade aeróbica, por isso melhora a resistência cardiovascular, as funções metabólicas e as funções articulares. Além disso, essa atividade também aumenta o gasto calórico, auxiliando no emagrecimento e contribui com a diminuição de doenças no geral.

Uma forma boa de começar é pulando corda de 1 a 5 minutos, com intervalos de cerca de 20 segundos. Quando a pessoa já tem algum costume com a atividade, geralmente se faz um intervalo ativo, ou seja, alguma outra atividade no lugar da pausa. Um bom exemplo seria 10 repetições de agachamento.

 

2. Dança

A dança também tem os mesmos benefícios dos demais exercícios aeróbicos: auxilia na saúde do coração, nas articulações e no metabolismo e aumenta o gasto calórico de quem pratica.

 

3. Peso corporal

A maior vantagem dos exercícios funcionais com o peso do próprio corpo é que eles podem ser realizados facilmente em casa e sem nenhum custo. São atividades que trabalham todas as partes do corpo de uma vez só. Como não trabalham uma parte do corpo individualmente, acabam sendo menos tediosos que a tradicional musculação. Veja alguns exemplos:

- Agachamento

- Flexão de braço

- Polichinelo

- Abdominal

 

4. Ioga

Também há vídeos na internet com práticas de yoga que você pode seguir passo a passo. Além de ser relaxante, praticar ioga por 10 minutos será um ótimo exercício para fazer em casa. É simples e você só vai precisar de um tapetinho ou canga.

 

Lembrem-se de que o controle da alimentação é muito importante também. Para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.

 

O ASSIM SAÚDE curte práticas que auxiliam na qualidade de vida e no bem-estar.